quarta-feira, 3 de maio de 2017

Biografia de Ernest Meissonier

Pintor histórico francês.
Nasceu em 21 de Fevereiro de 1815, em Lião, França

Morreu em 31 de Janeiro de 1891, em Paris

Tendo como nomes próprios Jean-Louis-Ernest, Meissonier foi um pintor e ilustrador francês de assuntos militares e históricos, especializando-se em batalhas Napoleónicas.  

Meissonier começou por estudar com Jules Potier, então a trabalhar no estúdio de Léon Cogniet.  Nos seus primeiros anos realizou muitas ilustrações para os editores Curmer e Hetzel, mas a partir de 1834, quando completou 19 anos, expôs  regularmente no Salão francês, tendo recebido, a partir de 1840 e ao longo dos tempos, as mais importantes condecorações e prémios oficiais. A maioria das pinturas de Meissonier têm uma dimensão reduzida e como tema principal assuntos militares ou pessoas inseridas num enquadramento histórico. 

A técnica minuciosa e escrupulosa de Meissonier teve origem fundamentalmente no estudo dos pintores holandeses do Século XVII, mas o tipo de aproximação documental dos seus estudos preparatórios, tanto dos trajes como das armaduras, assim como a sua observação da natureza (como a sua análise sistemática dos movimentos dos cavalos) liga-o ao Século XIX.  Entre os seus principais trabalhos estão Napoleão III em Solferino, de 1863,  e 1814,  de 1864, ambos comemorando  campanhas militares heróicas. Mas Meissonier não deixou de capturar também os horrores da guerra em trabalhos como Lembrança da guerra civil,  de 1848-49, quadro que descreve o momento em que os insurrectos parisienses de 1848 foram dizimados nas barricadas pela Guarda Nacional Republicana

Fonte:
Enciclopédia Britânica
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...